No primeiro trimestre de 1989, foi apresentado pela Comissão do Lar, presidida pelo então pároco, Reverendo Pe. Manuel Simões Bento, o projecto do futuro Lar a construir de raiz, para o qual foi pedido a colaboração de todos os paroquianos, a fim de se concretizar este projeto. Nesta altura já albergava doze utentes, que tiveram de abandonar as instalações provisórias, para se dar início às obras, sendo transferidos então para a escola “velha”, onde permaneceram até à sua conclusão.

Chegou, finalmente, o dia pelo qual todos ambicionavam: a inauguração do Lar de Terceira Idade. Era sexta-feira, 3 de Março de 1995.

Inicialmente construído para acolher quinze utentes em valência de lar, rapidamente foi esgotada a sua capacidade. Neste sentido, para colmatar esta falha, a direcção deliberou por unanimidade, proceder à ampliação das instalações existentes, a fim de se proporcionar melhores condições aos utentes e incrementar a capacidade de resposta na valência de Lar. A obra foi iniciada no dia 11/6/2015 e está em construção.

Missão

O Centro Social Paroquial S. João Baptista de Espite tem como missão contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar dos seus utentes e da população em geral, de forma a obter a satisfação dos clientes, colaboradores, respeitando a comunidade e o meio ambiente.